Galera estou fugindo um pouco do tema do blog que é sobre dota, warcraft, wow e todo esse ambiente, para falar sobre essa série o qual fiquei viciado, simplismente uma das melhores que eu já vi, a cada novo episodio você quer mais e mais ver! Indico a todos!
Embora não tenhamos realizado nenhuma pesquisa aprofundada sobre o assunto, é fato que gamers, geeks e nerds geralmente se interessam por obras cujo tema é a fantasia medieval. Toda a equipe Arkade assistiu Game of Thrones e está lendo os livros da série. Como a gente gostou muito do que viu, preparamos esta matéria especial para tentar te convencer a fazer o mesmo. Acredite, você não vai se arrepender!
Produzida pelo canal de TV americano HBO, o seriado adapta a elogiada série de livros A Song of Ice and Fire (conhecida no Brasil como As Crônicas de Gelo e Fogo), obra do autor estadunidesne George Raymond Richard Martin.
O primeiro livro da série foi lançado nos EUA em 1996, recebeu críticas positivas e prêmios literários. Originalmente planejada como uma trilogia, a série literária foi ganhando tanta força que acabou se extendendo, e atualmente já conta com 5 livros publicados (o mais recente, A Dance With Dragons, acaba de ser publicado nos EUA). Mais dois livros devem ser lançados nos próximos anos, o que deixará a obra com um total de 7 volumes.
George R. R. Martin, o autor dos livros
Embora a série só tenha sido lançada neste ano, a HBO já detinha os direitos pela obra desde 2007. Felizmente, a emissora é reconhecida pela qualidade de seus programas, e isso fez a espera valer a pena. Além de contratar um bom time de roteiristas e produtores (David Benioff, D. B. Weiss, Jane Espenson e Bryan Cogman), o canal chamou o próprio autor dos livros para ocupar o posto de co-produtor executivo, sendo que ele também assina o roteiro de alguns episódios e cuida para que o material original de sua obra seja respeitado.
Para adaptar uma obra tão rica à televisão, atenção aos detalhes e fidelidade são aspectos fundamentais. A produção passou meses viajando por diversos lugares do Reino Unido – principalmente a Irlanda – para encontrar locais compatíveis com o tema épico da série. Além disso, para a criação do idioma da tribo Dothraki a HBO contratou David J. Peterson, presidente da Language Creation Society (isso mesmo, existe uma organização voltada apenas para a criação de idiomas fictícios!), que desenvolveu mais de 2 mil vocábulos, fonemas e regras para este complicado idioma. Já existe até mesmo um site (www.dothraki.org) para os fãs da série que quiserem se aprofundar no estudo desta língua.
Kharl Drogo e Daenerys
O resultado deste longo e cuidadoso processo de criação foi ao ar na TV norte americana no dia 17 de abril, e foi um enorme sucesso, atraindo mais de 4 milhões de espectadores logo no primeiro episódio. Com este resultado, apenas dois dias depois da estreia o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, anunciou que uma nova temporada da série já estava confirmada, para a alegria dos fãs.
Embora seja invariavelmente comparada à outras grandes obras de literatura fantástica – como o clássico O Senhor dos Anéis – Game of Thrones apresenta uma trama muito mais adulta e acompanha os bastidores do poder e a eterna rivalidade de algumas famílias que almejam colocar um representante de sua linhagem no famoso Trono de Ferro. A narrativa é permeada por jogos de interesse e temas pesados como honra, traição, adultério e incesto. Há muito erotismo e violência em Game of Thrones, mas por trás de toda cena que envolve nudez ou uma garganta sendo cortada, há uma grande história sendo desenvolvida, e esta é a principal estrela de Game of Thrones.
Mapa político do continente de Westeros
Isto fica evidente pelo simples fato de não termos apenas um protagonista, mas vários. Um deles é Eddard “Ned” Stark (Sean Bean, o Boromir de O Senhor dos Anéis), o patriarca da família Stark e Guardião do Norte. Ele é escolhido para ser a Mão do Rei, um posto importante cobiçado por muitos. Embora não tenha interesse no cargo, Ned acaba aceitando-o pela amizade que tem com o Rei Robert Baretheon (Mark Eddy, ator que já foi o Fred Flintstone nos cinemas!), um monarca fanfarrão que só quer saber de festa e bebedeira.
Eddard Stark, a Mão do Rei
Logo fica claro para Ned que ser a Mão da Rei é um verdadeiro fardo a ser carregado. Ao ser introduzido aos bastidores do poder na capital do reinado, ele percebe que o perigo está por todos os lados, enquanto uma silenciosa batalha de conflitos e interesses se desenrola debaixo das barbas do Rei.
Cersei Lannister, a Rainha
Enquanto Ned se vira para auxiliar o Rei, a história acompanha outros integrantes de sua família que vivem seus próprios dramas. Mas é claro que nem só de Starks é feito o intrincado enredo de Game of Thrones, pois acompanhamos também os passos de outras famílias, como os Lannisters. Cersei (Lena Headey, que viveu a Rainha Gorgo no épico 300) é a bela e ambiciosa Rainha esposa do Rei Robert. Ela é irmã gêmea de Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau), um cavaleiro da guarda real arrogante e inescrupuloso.
O destaque da família Lannister é sem dúvida Tyrion, o anão. Nascido em berço de ouro, Tyrion não foi agraciado com a altivez e a beleza típicas de seu sangue. Justamente por isso tratou de treinar seu cérebro ao invés de seus músculos. Sábio e oportunista, Tyrion é sem dúvida um dos personagens mais interessantes da série, pois mesmo tendo uma moral questionável, consegue se safar das mais variadas situações graças à sua rapidez de raciocínio e facilidade com as palavras. Fãs e críticos de TV torcem para que o ator que dá vida a Tyrion, o americano Peter Dinklage, ganhe um Emmy por sua brilhante atuação.
Tyrion Lannister, o anão
Outra família importante na série é a Targaryen. O antecessor de Robert no Trono de Ferro foi um Targaryen, logo, o trono deveria ser de seu filho mais velho, já falecido. Assim, a sucessão caberia à Viserys (Harry Lloyd), um jovem ambicioso que passou os últimos 15 anos viajando pelas Terras Livres com sua jovem irmã, Daenerys (Emilia Clarke). Querendo voltar à Westeros reivindicar seu trono, ele oferece a própria irmã como esposa ao comandante dos Dothrakis, uma tribo de bárbaros que pode lhe ceder o exército que ele precisa para se tornar rei.
É complicado falar da trama de Game of Thrones sem entregar spoilers, então vamos parar por aqui. Mas, fica a dica, caro leitor: se você se liga em fantasia medieval e quer uma obra que alie estes temas à altas doses de violência e uma trama excepcional, com ótimos personagens e temas pesados, não deixe de conferir Game of Thrones. A primeira temporada terminou recentemente, mas a segunda já está sendo produzida, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2012.
Este artigo foi originalmente publicado na edição 26 da revista Arkade.
Para baixar a serie sugiro este site:
RPS-DOWNLOAD