O Pusher

Muitos de vocês já devem ter ouvido a expressão "pusher" em um jogo de dota. Mas afinal de contas: O que significa ser um pusher e quais benefícios isso pode trazer pro meu time? Essas e outras perguntas são respondidas a seguir:

O Pusher

Pusher, é uma palavra originária da língua inglesa que significa
empurrador, impulsor, pessoa que empurra... e que no DotA representa aquele herói que tem o papel de avançar lanes rapidamente ou quebra construções com facilidade, sem causar muitos danos aos creeps aliados. Gosto de classificá-los da seguinte forma:Summoners, AoE Pushers e Pusher Items.



Summoners:
A característica principal de um summoner é a habilidade dele de criar uma ou mais unidades para lutar ao seu lado, assim avançando a lane. No jogo de dota vemos notáveis Summoners exercendo o seu papel. Abaixo, cito os principais:

Force of Nature - A habilidade cria Treants (parecidos, mas não iguais aos creeps de Sentinel) à partir de árvores. É uma habilidade muito boa, visto que em quase todo canto do mapa existem árvores. Mas o ponto forte dessa habilidade é o push de lanes, que juntamente com um Ring of Basilius avançam lanes frenticamente. Fora que o próprio herói já tem um conceito pusher muito forte. Avança lanes à distância com seu ultimate (Wrath of Nature) e é capaz de teleportar para qualquer lugar explorado do mapa.

Spawn Spiderlings - É uma habilidade incrível para push. Aos poucos, suas aranhas vão criando outras aranhas (à partir de corpos), ou seja, você começa com 4 e acaba perdendo a conta de quantas aranhas tem no final. É uma habilidade incrível, além de ser um nuke de baixo mana cost.

Summon Spirit Bear - Convoca um urso muito poderoso que tem mais HP do que qualquer outro herói no jogo (desconsiderando ítens e habilidades). O ponto forte dessa habilidade é o push de construções devido à sua skill passiva chamada "Demolish", que causa 60% a mais de dano em construções. Ou seja, equipe seu Spirit Bear com ítens de dano e foque freneticamente as torres e barracas, elas estarão abaixo em milésimos de segundos. E o potencial destruidor dessa criatura só tem a melhorar visto que seu summoner possui 2 habilidades incríveis que os beneficiam: Rabid e Battle Cry.

Demonic Conversion - Muito parecida com a habilidade de push da aranha. Você usa em um creep aliado ou inimigo e obtêm 3 creeps sob seu comando. à medida que eles atacam, se multiplicam, fazendo o seu push ser muito poderoso.

Mass Serpent Ward - É o ultimate do nosso querido amigo da tribo de Jah. Cria vários totems de cobras, imunes à magias e com muita ira no olhar. Apesar de quebrar construções facilmente, a habilidade é letal se usada contra um herói inimigo, além do que o herói possui 2 disables e 1 nuke para garantir que o inimigo não escape com vida. Os pontos fracos da habilidade são seus altos mana cost e cooldown.

Abaixo cito outros summoners, que desempenham bem seu papel, mas não tão bem quanto os principais:


Tombstone - Não possui uma tática de push excelente, visto que Tombstone é uma habilidade que tem cooldown muito grande e custa muita mana. Mas, mesmo assim, é um summoner válido pois possui um ótimo controle de lane e um late game excelente.

Holy Persuasion - Não é considerada uma habilidade de summon, mas quando usada em um creep (aliado ou inimigo) detêm o controle dele e de todas as suas habilidades. É um herói muito bom no começo do jogo, mas que perde muito seu potencial pois os inimigos vão ficando mais fortes e seu combo vai perdendo a eficiência. Mas não deixa de ser considerado um bom pusher por causa das suas unidades que tankam torres e permitem o avanço da lane.

Rain of Chaos - O forte desse summon não é o push de construções, pois seu dano é do tipo Chaos (tipo de dano que é reduzido ao atacar construções). O bom do Infernal é summoná-lo e avançá-lo na lane enquanto seus creeps destroem, livremente, a torre inimiga. Fora que é um dos melhores starts de qualquer combo pois a habilidade é um stun que abrange uma área enorme.

Copiators - São heróis com habilidade de criar cópias de si mesmos. Não são bons pushers, pois geralmente suas cópias tem dano reduzido em relação ao herói principal. Mas a medida que você vai conseguindo ítens, o potencial deles aumenta e acabam se tornando muito fortes.

Como counterar um summoner?

Existem vários meios de counterar esse tipo de herói. Mas abaixo (como sempre), cito apenas os principais:

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem


A maneira mais conhecida, digamos assim, de combater um summoner é usar heróis com um combo em AoE muito poderoso, como é o caso do nosso amigo Earthshaker que possui a habilidade
Echo Slam. Ela quebra estratégias de push muito facilmente por causa da mecânica da skill: quanto mais unidades inimigas estiverem presentes na área de efeito, maior será o dano. Imagine a dor que ele irá causar a você e seu time caso venha a fechar um Aghanim, que é quando seu Echo Slam rebate 2 vezes em heróis? É um adversário formidável. Agora, caso você precise de uma estratégia anti-pusher rápida e efetiva use o Bristleback. Seu Quill Spray acaba com a felicidade de uma Broodmother/Enigma/Furion em segundos, além de dar um harass imenso. Claro que não poderia faltar na lista o ilustre Pit Lord com seu Firestorm. É uma excelente habilidade que age em conjunto com outra skill: Expulsion. Separadas elas já são osso-duro-de-roer, agora juntas... Pit Lord inutiliza qualquer summoner do jogo por causa dessas duas habilidades. É realmente muito poderoso. Iluminate do Keeper of the Light, Stone Gaze da Medusa e Pulse Nova do Tormented Soul também são maneiras de acabar rapidamente com um push de summons, com destaque para Stone Gaze que mata a maioria dos summons e ainda retira buffs importantes como o ult da Broodmother/Sven. Radiance e Battlefury (considerar também heróis que tenham cleaving natural ou pseudo-cleaving, a.k.a. Magnataur, Sven, Medusa, Kunkka e Templar Assassin) são os ítens usados para counterar esse tipo de push.



AoE Pushers:
O que caracteriza esse tipo de herói é a sua capacidade de causar muito dano em área e poder fazer isso regularmente para que ocorra o avanço da lane. Veja abaixo quais são os principais:

March of the Machines - A habilidade em si não é muito atrativa, mas o que é realmente divertido é o ultimate desse herói (Rearm) que reseta TODOS os cooldowns (de habilidades e de ítens), o que o permite ficar spammando sua habilidade e ficar voltando pra base (caso tenha Boots of Travel). E assim ele vai avançando as lanes. Um pusher global sem controle.

Fire Storm + Expulsion - Outro pusher em área frenético. Você taca Firestorm nos creeps, quando ver que há um ou mais corpos no chão, jogue Expulsion. Resumindo: dinheiros + experiência + lane avançada, ctzzz. E vale lembrar que esse combo de push não perde a efetividade em nenhum momento do jogo. Os inimigos podem ter quebrado as barracas em uma lane, mas você continua limpando todas as unidades deles, facilmente.

Iluminate - Outra maneira muito efetiva de avançar a lane. O bom mesmo é que esse herói é auto-suficiente em questão de mana. Ou seja, muitos iluminates e muitos danos.

Shadowraze - Basta apenas dois desses para o Nevermore levar a lane inteira de creeps com ele. E isso o faz ainda mais forte, visto que a habilidade Necromastery dá a ele 2 de dano para cada creep (aliado ou inimigo) que ele mata.

O herói inteiro, é uma máquina frenética de pushes. Split Earth e Lightning Storm são seus amigos do early/mid-game e no late-game prevalecem Pulse Nova e Diabolic Edict.

Como counterar um AoE Pusher?

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem


A melhor maneira maneira de counterar um herói assim é desabilitá-lo. Dessa forma ele se torna um "creep grande" que fica perambulando na team battle sem nada pra fazer. Lembre-se que quando falo pra desabilitá-lo isso inclui Silence, Voodoo, Nightmare, Cyclone... Enfim, disables em geral. Como a maioria dos pushers em área são heróis de inteligência é válido usar Nerubian Assassin como counter, pois ele possui
Mana Burn que inflige danos e queima mana de acordo com a inteligência do alvo. Pugna, esse herói (e Silencer) são os famosos combo-breakers do dota. Porque? Oras bolas, se não fosse pelo fato de possuir uma ward (Nether Ward) que causa dano a tudo e a todos que usam mana dentro da sua área de atuação, então o Pugna não teria razões para ser tão pickado/banido de CF's. Agora, falando de ítens: os melhores counters pra esse tipo de herói são Khadgar's Pipe of Insight, Black King Bar e Necronomicon. O primeiro por dar aos seus aliados um escudo (parecido com o do Abaddon, só que não explode) que resiste à magias, muito efetivo por sinal. Black King Bar por dar o estado de avatar ao seu herói e Necronomicon por... ser a coisa mais imba já inventada contra os AoE Masters. Experimente fazê-lo um dia.



Pusher Items:

São ítens designados especialmente para a função de push. São eles:

ImagemImagemImagemImagemImagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Creditos:

Djow

http://forum.dotabr.com.br/index.php?showtopic=32229



No Response to "O Pusher"

Leave a Reply

 
powered by Blogger | For Blogservices